Eduardo Ramos
As ações da Semana Animal, de 3 a 9 de outubro, são promovidas pela Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Meio Ambiente. A programação começou, com a equoterapia, em parceria com o Instituto Assistencial de Bem-Estar Animal (Iabea), na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).
A equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar, como para as áreas da saúde e da educação. O cavalo Dalí – nome em homenagem ao artista Salvador Dalí – foi o escolhido pelo Iabea para conhecer as seis crianças que estavam presentes na ação. Conforme o especialista em equoterapia e professor de educação física Jorge Raimundo Ferrari Abreu, 72 anos, Dali foi adquirido por ele, para representar todos os animais encontrados nas condições de maus-tratos:
– A equoterapia é uma atividade que utiliza o cavalo como mediador entre o terapeuta e a pessoa com necessidades educativas especiais. Assim, contribui para o melhoramento do trabalho dos outros profissionais, como fonoaudiólogos e educadores.
Além disso, Jorge comenta que o Instituto auxilia as autoridades especializadas para receber animais abandonados, encontrados na via pública ou em situação de maus-tratos.
Foto: Eduardo Ramos. Jorge Raimundo Ferrari Abreu e o cavalo Dalí
De acordo com a médica veterinária da Superintendência de Bem-Estar Animal da Prefeitura, Patrícia Lisiane da Silva Silveira, as ações da “pet terapia” começaram ano passado, na Semana Animal:
– Sentimos a necessidade de os animais serem auxiliares no tratamento e no suporte, já realizado na APAE. Resolvemos trazer a atividade da equoterapia que, no momento atual, é até mesmo mais conhecida que a utilizada com animais domésticos, como cães, por exemplo.
Leia também:
Blitze alertam motoristas sobre riscos de animais soltos nas ruasComo receber um novo pet em ambiente com outros animaisVÍDEO: campanha arrecada alimentos para os mais de 600 animais do São Braz
Interação
Durante o início da tarde, as crianças, junto com familiares, professores, e profissionais da Associação, fizeram carinho no cavalo e também, puderam dar algumas voltas em cima de Dali, com o auxílio dos profissionais do Iabea. A Gabriela Moraes, 5 anos, adora animais, tem a cachorrinha negrinha em casa, e estava encantada com o cavalo, comenta a mãe Neila Castanha Moraes, 38.
– A ação é de muita importância. Tudo que envolve terapias para o bem-estar deles é válido.
Como a Gabriela, o Ruan Fernando da Silva, 8, é apaixonado por animais, tem a cachorrinha Meg e a gatinha Bela. Ele saiu correndo da professora e da mãe para conseguir abraçar o Dalí. A mãe de Ruan, Leide Lopes da Silva, 40, relata que a equoterapia ajuda no desenvolvimento das crianças:
– O Ruan tinha bastante dificuldade em relacionar-se com o público e essas ações contribuem para uma maior interação dele com outras pessoas e com os próprios animais. Ele adorou a atividade – comenta Leide.
Foto: Eduardo Ramos. Ruan Fernando da Silva e a mãe Leide Lopes da Silva (à esq.) e Gabriela Moraes.
As ações da Semana Animal promovidas pela prefeitura vão contar com rodas de conversas, palestras, workshops, blitz educativa, atividades ao ar livre e até mesmo, uma multifeira de adoção, na Praça Mallet, no domingo (09), a partir das 15h.
Programação
Segunda-feira (3)– Pet TerapiaEquoterapia com cavalos acolhidos pelo IABEAOnde: APAE (Nova Santa Marta), a partir das 13hEvento restritoTerça-feira (4)– Roda de Conversa“A tutela jurídica e a proteção dos animais”, com Gilson Rosa (OAB)“A Síndrome de Noé”, com Edenise Andrade (OAB)Onde: Hotel Itaimbé, a partir das 18hQuarta-feira (5)– Curso de manejo de fauna, contenção, transporte e legalidadeOnde: Mantenedouro São Brás, a partir das 9hMediante inscrição– Palestra sobre Educação AmbientalOnde: EMEF Santa Helena, a partir das 14hSomente para alunos da escolaQuinta-feira (6)– Pet TerapiaOnde: Lar Vila Itagiba, a partir das 15hPara atendidos pela instituiçãoSexta-feira (7)– Palestra sobre Educação AmbientalOnde: Escola Pão dos Pobres, a partir das 14hSomente para alunos da escola– Blitz EducativaOnde: Avenida Medianeira, a partir das 17hSábado (8)– Pic-Nicão, Mateada e Workshop com Sérgio LoretoOnde: Praça Marechal Osvino Ferreira Alves – Bairro Nonoai, a partir das 15hDomingo (9)– Multifeira de AdoçãoOnde: Praça do Mallet, a partir das 15h
Leia todas as notícias